terça-feira, 3 de maio de 2011

Uaréview: Thor - O Filme

Publicado originalmente em: http://www.uarevaa.com/2011/04/thor-o-filme.html


Uaréview
Por Monitor

Num ano importante para a Marvel Studios consolidar seus personagem e a empresa na industria do cinema, preparando para o (possivel) mega evento que é o filme dos Vingadores, o primeiro herói da editora a chegar essa ano nas telas é Thor, que tem a missão de ligar o fantástico ao real dentro do universo Marvel cinematografico.Ele conseguiu concluir sua missão? Vejamos mais abaixo:

Antes de falarmos sobre o filme em si, vamos a historia. Uma guerra há muito tempo foi travada na Terra (também conhecida como Midgard), do qual seus combatentes vieram de mundos tão distantes quanto: de um lado os Gigantes de Gelo de Jotunhein liderados pelo rei Laufey (Colm Feore), e do outros temos os Guerreiros de Asgard liderados por Odin (Anthony Hopkins).Após uma cruel batalha onde Odin saiu vencedor, ele levou A Caixa dos Invernos Antigos (a arma e fonte de poder dos Gigantes) e a paz foi mantida.Um salto no tempo nos leva a alguns anos depois, quando Thor(Chris Hemsworth) está prestes a ser anunciado rei de Asgard, quando um ataque a Câmera de Odin, onde varios objetos poderosos e valiosos do Universo Marvel estão presentes.

A tentativa de rouba da Caixa dos Invernos antigos gera uma retaliação de Thor junto com seus amigos e seu irmão Loki (Tom Hiddleston) com o rei Laufey, que pode por incio a uma nova guerra.Odin vem e intervem na batalha, e logo após isso bane Thor de seu reino.Esse serie de acontecimentos abre caminho para a verdadeira natureza da origem de Loki seja revelada, que a partir disso inicia sua vingança contra Thor e Jotunhein. Agora preso na terra, Thor é encontrado pelos astrônomos Jane Foster(Natalie Portman), Darcy(Kat Dennings) e Erik Selvig(Stellan Skarsgård), que nem suspeitam que a chegada desse desconhecido pode abrir caminho para algo muito maior.Mas seu Martelo de Poder, Mjolnir, está no deserto e só os nobres de espirito podem erguê-lo, além da SHIELD manter vigilância pesada sobre o martelo, e levantá-lo pode ser o teste de humildade definitivo para o Deus do Trovão.

Bem, agora sobre o filme em si, vamos começar com algumas vantagens. O drama dos personagens é uma das melhores, senão a melhor coisa do filme.Terem contratado um diretor que mexeu com Shakespeare durante anos foi uma ótima pedida, a dinâmica entre as cenas com Thor, Odin e Loki são uma maravilha de se assistir. Apesar de visualmente ser contra a escolha que eles retrataram Asgard, inegavel que eles conseguiram trazer o visual, os angulos da cena e o clima das artes de Jack Kirby para a telona, assim como aquele Bravo Novo Mundo se encaixa com a realidade exagerada daquilo apresentado no Hulk e no Homem de Ferro.

O elenco também é algo de destaque, Tom Hiddleston e Chris Hemsworth são escolhas tão importantes para os filmes da Marvel e seus respectivos personagens quanto Robert Downey Jr foi para o Homem de Ferro.Uma outra questão a ser levantada foi a volta da SHIELD, dessa vez de maneira mais orgânica e de fato importante para a historia, diferente da maneira de que a organização foi mostrada em Homem de Ferro 2.

Alguns pontos negativos: Os acontecimentos ficaram corridos dentro da trama, fazendo que muitos personagens legais, bem interpretados e caraterizados como Sif(Jamie Alexander) e os Três Guerreiros Volstagg (Ray Stevenson), Frandral(Josh Dallas) e Hogun(Tadanobu Asano) não tenham exatamente bastante destaque, só fazendo coisas bem básicas para o andamento da história.Nessa de personagens omissos quem leva a pior mesma é Rene Russo como Frigga, que quase não aparece.

A parte de Midgard trás a maioria das piadas do filme, o que não é algo ruim mas também não ajuda a acresentar em nada no filme, exceto nas partes focadas em Jane Foster e na SHIELD, já que Erik Selvig terá um papel de destaque nos Vingadores. As sequências de no filme são muito bacanas, mas você percebe que poderia ter expandido mais, ter torná-lo mais épica, trazendo problemas passados da produtora de segurar o potêncial nas cenas de ação (espero que eles soltem todo esse potêncial nos Vingadores).

Um dos itens chave do filme, A Caixa de Invernos Antigos, tem granbde destaque no primeiro ato e simplismente é jogada de lado, sendo utilizada meio mal, diferente da Ponte Arco-Iris que ganha destaque e novos usos para ela.Alias, temos a primeira aparição de Jeremy Renner como o Gavião Arqueiro, aparecendo em destaque numa cena de ação mas não participando desta cena, o que é meio broxante por sinal.

No fim das contas, Thor se mostrou um filme melhor que eu imaginava, mas não exatmente um filme bom.Ele tem falhas que não o tornam tão épico quanto deveria ser, mas o esquema arroz-com-feijão da Marvel torna o filme um diversão interessante, mas não tão empolgante e com a qualidade dos dois filmes do Homem de Ferro, porem mais coeso das informações que quer mostrar do que o Incrivel Hulk.Um filme bacana, mas nada mais do que isso.

NOTA: 7.5

Observações

1: Sobre Heindall, Idris Elba fez um trabalho bom, mas não adianta, sendo o porteiro overpower de Asgard ou o porteiro do seu prédio, de certa maneira eles são todos iguais.Veja o filme e você vai entender.

2: A cena pós creditos de Thor não pode ser a mais empolgante de todas, mas é um ótimo elo entre The First Avenger e os Vingadores.

3: Outra coisa que só quem viu o filme entenderá... "THIS IS MADNESS!"


4: Ainda acho que X-men First Class será o melhor filme da Marvel deste ano. Porém, The First Avenger é um grande concorrente.

5: CAI NA PORRADA COMIGO LADY SIF!