sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Review: Lanterna Verde - Versão Estendida


Sim, estou de volta as postagens aqui,e sim estou falando novamente sobre o filme do Lanterna Verde. Apesar de não ter sido bem aceito por parte de alguns críticos, estou feliz com o resultado do filme, gostei dele, me diverti com ele, e como vocês podem ler no review que escrevi quando o filme saiu nos cinemas, tenho consciência de seus problemas.Com a Warner vendendo a tal versão extendida em sua versão em Blu Ray, o que de fato ela muda/ extende dentro do filme? Melhora ou piora a percepção em relação ao filme original? Continua abaixo.

Bem, no caso, os 8 minutos extras do qual o filme é preenchido são dominados por um flashback do jovem Hal Jordan (Gattlin Griffith), que tem seu pai, o piloto de testes Martin Jordan(Jon Tenney), como ídolo máximo.No caso a cena mostra a interação inicial entre os principais personagens do filme,a relação do jovem Hal com o pai e o acidente que mata Martin e que definirá a personalidade do crescido Hal Jordan (Ryan Reynolds) pro resto de sua vida. Basicamente, essa é a parte extendida, além da cena do já adulto Hal com seu sobrinho Jason (Dylan James) que ganha uma (importate) frase a mais na cena.

Já esperava que não tivesse mais cenas em OA e até mesmo em outros lugares, mas essas poucas cenas fizeram uma diferença abismal dentro do filme por corrigir um dos problemas da versão exibida para os cinemas: uma parte psicológica melhor trabalhada, especialmente em relação ao Hal Jordan.O filme agora tem toda uma explicação para o comportamento e imaturidade do personagem, dando melhor sentido a toda trajetória de maturidade como homem e herói que ele percorre.Define melhor Hal Jordan como uma criança grande que quer percorrer os caminhos do pai mas sem saber exatamente o que isso quer dizer.Com a chegada do anel e da tropa dos Lanterna Verdes em sua vida.

Ele não leva nada a serio, nem suas relações com sua a família e amigos, e nem a responsabilidade de ser um policial intergalático.Ele precisa ver que a situação deixa de ser brincadeira quando os problemas de ser um heróis vem a tona.O faz repensar sobre a vida, sobre o legado que ele quer carregar e sobre finalmente aceitar as responsabilidades de seu atos, e deixar de ser um garoto querendo agradar a memória do pai morto, finalmente podendo trilhar seu próprio caminho.

A cena inicial ajuda até mesmo a dar melhor credibilidade pra alguns personagens e cenas, como por exemplo Hector Hammond(Peter Sarsgaard), que mostra já desde pequeno sua difícil relação com o pai (Tim Robbins), deixando um paralelo bacana entre ele e Hal Jordan, especialmente na cena final dentro do hangar, em que Hal usa da própria imaturidade de Hector para derrota-lo.Até mesmo a cena do Hot Wheels (por mais propagandista que seja) e o fato de Hal se descontrolar durante a perseguição de caças é justificada agora, porque ele vê tudo isso no ponto de vista de um crianção, de alguém que quer amadurecer mas faz isso da maneira errada,e graças ao anel e de seu legado o permite essa mudança.

Bem, em resumo, para finalizar, a principal mudança na versão extendida do Lanterna Verde e dar "um coração" para um filme e um motivo psicológico que justifica as ações do personagem. O filme nunca foi planejado para ser tão denso quanto The Dark Knight mas também não tão leve quanto Quarteto Fantástico, e a nova versão do filme mostra exatamente o equilíbrio que ele não tinha na versão do cinema. 'Lanterna Verde' como filme, é descontraído, mas não vazio como muitos acusam, e pelo jeito o filme está sendo redescoberto e bem aceito (de acordo com as vendas no Home Video Americano) pelo publico. O personagem merece essa oportunidade.

Nota: 8.0

Vocês podem ler o meu detalhado review da versão de cinema (que complemente o novo review que vocês acabaram de ler) aqui.